Publicado segunda-feira 14 maio, 2012
Leia mais sobre Lagarto

Novidades são apresentadas para o Festival da Mandioca 2012

“Teremos várias atrações para o festival esse ano. Curso para manipulação e aproveitamento da mandioca, vários produtos de derivação da mandioca e um dos principais atrativos da festa, o acarajé de mandioca”, afirmou Milton.

Por Ítalo Duarte - Prefeitura de Lagarto
festival mandioca reuniao 300x200 Novidades são apresentadas para o Festival da Mandioca 2012

Reprodução

Em reunião no auditório da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) na manhã de hoje, 11, com o prefeito Valmir Monteiro e representantes dos bancos do Nordeste, do Brasil e do Estado de Sergipe, a equipe do Festival da Mandioca 2012, coordenada por Milton Melo, apresentou algumas novidades do festival na edição desse ano.

“Teremos várias atrações para o festival esse ano. Curso para manipulação e aproveitamento da mandioca, vários produtos de derivação da mandioca e um dos principais atrativos da festa, o acarajé de mandioca”, afirmou Milton.

Foi definido também a data do festejo. Será de 14 a 24 de junho, contemplando, também, na programação do evento, o São João do município.  Além de cada área da administração ter um dia reservado. Por exemplo, o dia 14 será destinado ao CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), dia 15 à Educação, dia 16 à Agricultura, 17 à de Lazer e Esporte e dia 18 oferecida à Saúde. Cada setor terá apresentações e atividades relacionadas com sua área de atuação.

VISIBILIDADE

Segundo o prefeito Valmir, o Festival da Mandioca de Lagarto terá uma visibilidade nacional com destaque para a cidade cenográfica com capacidade para 100 mil pessoas e uma indústria que vai ser instalada dentro do espaço do evento, que funcionará em tempo real, mostrando a fabriação de produtos da mandioca. “Esse festival grande que estamos querendo fazer é para confirmar Lagarto como a cidade da mandioca no Brasil, criar esse conceito na cabeça das pessoas”, disse.

No entanto, para Valmir, pode haver um empecilho que faça com que o festival perca alguns subsídios para a realização do evento. “Infelizmente estamos passando por um período de seca que atinge também o nosso município, e isso pode fazer com que precisamos fazer algumas economias para priorizar a distribuição de água em alguns povoados, mas tenho certeza que mesmo economizando um pouco aqui e ali e agindo com responsabilidade teremos um dos maiores festivais de mandioca do Brasil”, concluiu.

Os shows de artistas e bandas famosas acontecerão a partir do dia 19. Grupos de extremo sucesso  já estão com suas agendas marcadas para o Festival da Mandioca, porém não foram revelados quais. Mas foi garantido que dentro em breve sairá a programação oficial do evento, inclusive aqui mesmo no portal do município.

APOIO

Além do patrocínio de três grandes bancos estatais, o festival terá o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, no entanto ainda não foi declarado de que forma será a participação do Governo. “É de muito interesse do Governo do Estado o apoio ao festival, mas ainda saberemos como nós da Secretaria vamos participar do evento. O que está confirmado é que na próxima sexta, 18, estarei aqui de novo para apresentar à Prefeitura o tipo de apoio que será dado”, garantiu Lauro João Ferreira, representande da Secretaria de Estado da Agricultura.

O Festival da Mandioca de Lagarto acontece desde 2009, criado pela Administração Crescendo Com Todos, e já é um dos maiores festivais do estado, recebendo visitantes de todo o Brasil na época junina. E em 2012, comemorando o quarto ano do evento, em meio às iguarias que estarão na festa, um bolo de 4 metros feito de mandica será o presente que a população lagartense irá ganhar no terceiro dia de festa.

Acompanhe nossas notícias no twitter, facebook ou via RSS.
Envie sua matéria para: redacao@sergipehoje.com.br

Comente:

veja também
Rádio JUVENTUDE FM 104,9
Minimercado Costa
Rádio Nova Cidade AM 1.480 KHZ
Enviar matéria Marquinhos Gravações Comércio Sergipano GeraLinks - Agregador de links