A Polícia Civil divulgou para a imprensa a foto e nome de um suspeito de ser o falso entregador que matou Renan Silva Loureiro, de 20 anos, durante assalto na Zona Sul de São Paulo. Até a última atualização desta reportagem, Alex Gabriel de Holanda Peres, de 23 anos, era procurado pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Polícia divulga foto e nome de falso entregador suspeito de roubar e matar jovem durante roubo em SP
Alex Gabriel de Holanda Peres (à direita da foto) é procurado como suspeito de matar jovem a tiros na Zona Sul de São Paulo. Câmera gravou momento que falto entregador atirou na vítima — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal/ Polícia Civil

O crime ocorreu na noite de segunda-feira (25) Freire Farto, no Jabaquara. Câmeras de segurança gravaram o momento que um motociclista usando capacete e mochila de uma marca de aplicativos que leva alimentos para a moto e aborda Renan e sua namorada, de 19. O criminoso então anuncia o roubo. A polícia analisou as imagens de dois vídeos para ajudar na identificação do suspeito.

Nas filmagens é possível ver e ouvir Renan se ajoelhando e dizendo “eu não tenho nada” depois que o criminoso dá um tiro para o alto quando o casal tenta fugir. Depois, Renan se levanta e reage quando o bandido vai roubar sua namorada. Ele levou quatro tiros, foi atingido por ao menos um deles na cabeça, e morreu no local.

O assaltante fugiu depois, levando o celular da namorada dele, que estava junto com o rapaz e aparece gritando por “socorro” num dos vídeos. Ela não foi ferida. A jovem era aguardada nesta quinta-feira (27) para tentar reconhecer a foto do suspeito e dar mais informações sobre o crime.

O caso foi registrado como latrocínio, que é o roubo seguido de morte. O Deic informou que foi até a casa da família de Alex e encontrou uma mochila e um revólver, que passarão por perícia. A investigação quer saber se a arma apreendida foi a mesma usada para matar Renan.

Ainda segundo a polícia, o suspeito já teve passagens criminais anteriores por porte ilegal de arma.

Polícia divulga foto e nome de falso entregador suspeito de roubar e matar jovem durante roubo em SP
Mochila de entrega e revólver encontrados na casa de suspeito de matar jovem em assalto, segundo a polícia — Foto: Polícia Civil/divulgação

Presidente, governador e delegado-geral

Polícia divulga foto e nome de falso entregador suspeito de roubar e matar jovem durante roubo em SP
Renan Silva Loureiro, de 20 anos, foi morto com 4 tiros ao reagir a um assalto gravado por câmera de segurança em São Paulo — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal/ Polícia Civil

A violência do crime, gravada por câmeras de segurança, provocou a reação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), e do novo delegado-geral da Polícia Civil do estado, Osvaldo Nico Gonçalves.

“Minha mais profunda solidariedade à companheira e à família de Renan Loureiro. Que o responsável por essa brutalidade pague por seus atos e que Deus conforte o coração de todos! Neste momento a dor faz parecer não existir justiça, mas Deus não deixa os seus desamparados”, escreveu o presidente em uma rede social nesta quinta-feira (28).

Garcia falou na terça (26) que vai convocar representantes de aplicativos de entrega, como iFood e Rappi, para debater crimes cometidos por falsos entregadores na região metropolitana de São Paulo.

O governador disse ainda que vai anunciar, no dia 4 de maio, estratégias para “justamente prender bandido que se disfarça de operador de aplicativo”.

“Esse [crime] do Jabaquara me abalou muito. Eu quando vi aquela cena na TV não consegui dormir à noite, de madrugada. E era 6h da manhã e nós estávamos reunidos com duas equipes para tentar prender. Conseguimos a identificação. Sabemos quem é. Vamos mandar ele pra cadeia, que é a nossa função. Uma resposta rápida”, disse Nico.

Família de Renan

Nas redes sociais, a mãe de Renan escreveu que o filho teve a vida ceifada por causa de um celular, mas que sua memória será eterna no coração dela.

O padrasto dele foi ao local reconhecer o corpo do enteado. Nas imagens gravadas pela TV Globo, o homem aparece inconsolável, chorando ajoelhado.

Fonte: G1