Paralisação de cerca de 900 rodoviários do transporte público da Grande Aracaju segue pelo segundo dia
2º dia de paralisação de ônibus da Grande Aracaju — Foto: Anderson Barbosa/TV Sergipe

Nesta sexta-feira (15), segue pelo segundo dia a paralisação de cerca de 900 rodoviários do transporte público da Grande Aracaju, vinculados a três empresas do Grupo Progresso. A categoria cobra salários e gratificações atrasadas.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), não houve avanço na negociação com a categoria, que informa que só retorna aos postos de trabalho após pagamento integral da remuneração do mês de setembro, que foi paga pela metade. De acordo com eles, os atrasos são recorrentes.

O sindicato ainda informou, em nota, que “segue bastante preocupado com essa situação e buscando apoio das autoridades públicas diante do colapso instalado na mobilidade urbana”. Também disse que o setor já vinha enfrentando dificuldades ao longo dos anos e “teve a situação agravada com a falta de aporte financeiro e o aumento de débitos com os impactos da pandemia”.

Impacto na mobilidade

Estão parados 146 ônibus de 43 linhas, e são afetados de forma direta, aproximadamente, 30 mil passageiros prejudicados, e 140 mil indiretamente. As linhas circulam, principalmente, pela Zona de Expansão da capital.

A paralisação teve início na madrugada da quinta-feira (14). No primeiro dia, terminais de integração e os ônibus que circularam estavam lotados.

As outras quatro empresas prestadoras do transporte tentam atender os passageiros das regiões afetadas, mas não há previsão de retomada da circulação regular.

Por G1 SE