Coleta de lixo em Aracaju é prejudicada após decisão judicial para fechar aterros
Will Rodriguez/F5News

A decisão judicial que suspendeu as licenças ambientais de funcionamento dos aterros sanitários de Sergipe já pode ser sentida pelos aracajuanos nesta terça-feira (14). A determinação prejudicou a coleta de lixo da capital, e a cidade amanheceu com acúmulo de resíduos em diversos pontos, como é possível ver na foto abaixo.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Esse é apenas um dos locais em que o lixo já apresenta grande volume em função da paralisação no serviço de coleta da capital. F5News flagrou a situação no bairro Salgado Filho.

A decisão foi da juíza Christina Machado de Sales e Silva, que atendeu ao pedido na íntegra do Ministério Público de Sergipe, e concedeu a suspensão das licenças ambientais dos centros de triagem de resíduos sólidos situados nos municípios de Estância, Itabaiana e Itaporanga D’Ajuda, bem como das Centrais de Tratamento de Resíduos (CTRs), localizadas nas cidades de Aracaju, Itabaiana e Rosário do Catete.

De acordo com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) de Aracaju, a coleta domiciliar da capital ficou prejudicada durante o final da tarde e noite desta segunda-feira (13) e por isso a cidade amanheceu com vários pontos de acúmulo de lixo.

“Para conhecimento, o fechamento dos aterros ocorreu em decorrência de interpretação dada pela Adema, em relação à liminar proferida pela 18ª Vara Cível (Aracaju), orientando a suspensão da licença de outros aterros. A situação ocorreu no final da tarde de ontem, sem qualquer comunicação à Emsurb, o que prejudicou seriamente a coleta noturna”, afirma a pasta.

No entanto, ainda conforme a Emsurb, uma nova decisão já foi concedida nesta terça-feira (12), para que os aterros fossem reabertos e a coleta efetivada.

“A Emsurb ressalta que, além de manter a coleta desta terça-feira, reforçará o trabalho ao longo do dia para que a prestação de serviço volte à normalidade, após recolhimento dos resíduos que ficaram da noite anterior”, diz a empresa.

Fonte: F5News