Nesta quarta-feira (4), último dia para emitir ou regularizar o título de eleitor a tempo de votar nas Eleições de 2022, longas filas seguem se formando nos cartórios eleitorais, como o do Fórum Desembargador Aloísio de Abreu Lima, situado no Centro de Aracaju.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Eleições 2022: último dia para tirar ou regularizar título de eleitor segue com longas filas em cartório em Aracaju
Filas dobram o quarteirão na Rua Itabaiana — Foto: Kedma Ferr/TV Sergipe

O primeiro da fila a ser atendido foi o baiano Nailson Santos, que chegou às 19h do dia anterior. “Quando cheguei não tinha ninguém. Vim atualizar e transferir o local de residência”, explicou.

Na capital, o atendimento ocorre presencialmente das 7h às 13h, e até as 14h nos municípios do interior do estado. Já o atendimento remoto segue até as 20h. Quem tem 16 anos ou mais pode fazer o procedimento pela internet, por meio do Título Net, ou nos cartórios.

Neste último dia, serão disponibilizadas no cartório de Aracaju 350 senhas — 50 a menos que na terça, segundo a coordenadora da Central de Atendimento, Ana Carla Carvalho.

Eleições 2022: último dia para tirar ou regularizar título de eleitor segue com longas filas em cartório em Aracaju
Primeiro usuário chegou durante a noite — Foto: TV Sergipe/Reprodução

“Não haveria como aumentar número de senhas, porque estamos com mais de 7 mil requerimentos de Título Net para analisar. Nosso quadro de servidor não comporta analisar esses requerimentos externos e o atendimento presencial, porque temos prazo até junho para entregar todos”, disse.

A coordenadora também falou que é comum os eleitores deixarem as pendências para o fim do prazo. “Todos os anos essa situação se repete. As pessoas vão deixando para os último dias”.

A Lei das Eleições determina o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito. Neste período, as pessoas podem resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas três últimas eleições.

Em Aracaju, atualmente, mais de 417 mil pessoas estão aptas a votar. Em todo o estado, até março eram mais de 1,6 milhões de pessoas.

O primeiro turno da votação será realizado em 2 de outubro, primeiro domingo do mês. Já o segundo turno, nos estados e nacionalmente, caso preciso, ocorrerão em 30 de outubro, o último domingo.

Fonte: G1 SE