O sinal de alerta para o surgimento de um novo tipo de hepatite foi disparado nesta quarta-feira, 11, para toda rede de saúde de Sergipe. A doença, que até então vem sendo chamada de ‘hepatite misteriosa’, está se alastrando pelo mundo e já tem 16 casos suspeitos no Brasil, atingindo principalmente crianças.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Secretaria de Saúde emite nota técnica alertando sobre hepatite misteriosa em Sergipe
Secretaria de Saúde emite nota técnica alertando sobre hepatite misteriosa em Sergipe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu uma nota técnica explicando os sintomas e instruindo os profissionais de saúde para que façam a notificação, assim que se depararem com um caso suspeito. Essa hepatite tem como sintomas icterícia, diarreia, vômitos e dores abdominais.

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitoza, Sergipe ainda não tem casos suspeitos, mas o momento já deve ser de vigilância. “Emitimos essa nota técnica para toda a rede de assistência, para estarem em alerta sobre essa nova condição em que estamos vivendo. Explicamos toda sintomatologia e a importância da notificação”, explica.

O que já se sabe sobre a nova hepatite é que ela não é provocada pelos mesmos vírus das demais hepatites. Atualmente estudos estão sendo realizados em ritmo acelerado para investigar a relação da doença com o adenovírus e a infecção pela Covid-19.

Nos países onde já foi detectada, a doença se desenvolveu de forma mais aguda em crianças, chegando a provocar mortes.