Fumaça do lixão cobre várias regiões do município de Lagarto

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Desde a última segunda-feira (4), que o lixão do município de Lagarto, localizado no povoado Santo Antônio, está soltado muita fumaça e causando transtornos para moradores de diversas localidades, sendo mais afetados os moradores do conjunto João Almeida Rocha. Nesta quarta-feira (6), várias localidades amanheceram coberta por fumaça.

Focos de incêndio acontecem com certa frequência no lixão e todas as vezes demoram vários dias para serem completamente controlados. A fumaça tóxica invade vários bairros e quando está muito forte chega até a região central do município.

“Resido no conjunto Laudelino Freire, acordei 4 horas da manhã sufocado por essa fumaça tóxica, tem que se tomar uma providência urgente” comentou um morador em rede social.

A fumaça é resultado da combustão de gases tóxicos que se formam na área por causa do acumulo de vários resíduos. Especialistas alertam que inalar a fumaça gerada pela queima de lixo pode causar intoxicação e agravar doenças respiratórias, como a asma e a bronquite.

O que diz a Secretaria de Meio Ambiente

O Lagarto Como eu Vejo falou com o Alan Fontes, secretário adjunto do meio ambiente, ele falou que ontem foram encaminhados um caminhão pipa e maquinários para serem realizados serviços paliativos. Hoje foi deslocada uma equipe com drone para fazer levantamento do impacto causado na área e a causa do foco de incêndio, posteriormente será realizado os serviços corretivos e preventivos para não reincidência dos fatos.

Alan Fontes falou ainda que o lixão está com data marcada para acabar. Atendendo ao marco de saneamento básico, os municípios terão até o ano de 2022 para destinar seus resíduos em local devidamente habilitado para receber o material.

“Em contrapartida o município vem realizado políticas públicas de resíduos como implantação da coleta seletiva junto a cooperativa que tem realizado um excelente trabalho e hoje coleta em torno de 200 toneladas mensais de material reciclável que antes ia para o lixão e hoje está sendo um trabalho digno e fonte de renda para 30 cooperados” disse Alan Fontes.

Por José Pedro, LagartoComoEuVejo.com.br