O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) divulgou, nesta segunda-feira (21), o resultado do laudo de investigação do incêndio que ocorreu no Shopping Jardins, em Aracaju/SE, no dia 21 de outubro. Ficou evidenciado que o incêndio teve sua zona de origem no pavimento superior da loja de calçados Eggo’s Shoes, utilizado como depósito de produtos, onde havia grande quantidade de materiais combustíveis de fácil ignição e propagação das chamas, principalmente papelão, couro e borracha.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Bombeiros emitem laudo de investigação do incêndio do Shopping Jardins

Os principais fatores levados em consideração para identificação da zona de origem foram o alto grau de destruição ocorrido no depósito da loja; as informações constantes no relatório da central de detecção/alarme; as imagens das câmeras do shopping e informações de testemunhas envolvidas no incêndio. Com a finalidade de se delimitar a área onde surgiu o incêndio, os peritos realizaram a inspeção visual da área atingida; análise da propagação das chamas e do material queimado; análise documental; análise dos preventivos contra incêndio e pânico utilizados no sinistro; coleta de informações de pessoas relacionadas ao sinistro; inspeção das instalações elétricas e registro fotográfico.

De acordo com um dos peritos de Incêndio e Explosões do CBMSE responsáveis pela confecção do laudo, o major BM Adriano Vasel, as evidências apontam que havia, no depósito da loja, grande concentração de chamas e fumaça superaquecida que acabou sendo sugada pela tubulação de ar condicionado do shopping, alcançando internamente a Casa de Máquinas mais próxima da loja.

“Também houve a destruição do forro de cobertura da loja, alcançando rapidamente a laje técnica do shopping (local acima do teto) e atingindo assim a Casa de Máquinas pela área externa. Por conta propagação do incêndio, através da convecção e radiação, a fumaça superaquecida danificou a cobertura de PVC da referida casa de máquinas, dando início ao primeiro acionamento de detector de fumaça do shopping. O sinistro continuou com a propagação de fumaça para demais áreas da laje técnica e tubulação de ar condicionado que abastecia algumas lojas e corredores mais próximos da loja sinistrada”, explica.

O calor das chamas derreteu algumas calhas na área que fica acima do teto, fazendo com que o incêndio tomasse proporções maiores, porém liberando mais fumaça para o ambiente externo, o que contribuiu para evitar que a fumaça se espalhasse, por meio das casas de máquinas de ar condicionados, para mais lojas e corredores.

O laudo diz ainda que não foi possível identificar o foco inicial e o surgimento do incêndio devido à impossibilidade de acesso seguro à zona de origem. “Por conta do sinistro, havia uma barreira física composta por estruturas metálicas retorcidas provenientes da cobertura da loja e da laje técnica do shopping no início da descida da escada do pavimento superior, o que, por si só, já impediram o acesso dos peritos ao mezanino. Havia risco de desabamento de toda a estrutura, principalmente do piso, o qual era composto de estrutura metálica com sobreposição de material semelhante a tapumes, além de risco de queda de materiais do teto e laje técnica sobre os peritos”, diz o laudo.

O major Adriano Vasel reforça a importância de se adotar medidas preventivas contra incêndio e pânico: “orientamos que estabelecimentos como este mantenham seu estoque regulamentar e sempre procurem estar regularizados junto ao Corpo de Bombeiros, mantendo os preventivos sempre em dia, principalmente os extintores. Evitem o excesso de materiais nos depósitos, para que não aconteçam casos semelhantes”.

Por: Danielle Azevedo