A temperatura em Sergipe deve aumentar ainda mais nos primeiros dias de janeiro. O meteorologista Overland Amaral, da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), informa ainda que o clima mais quente pode acarretar em novas trovoadas no estado durante os próximos 15 dias.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

O calor intenso é típico do verão, época em que a incidência da luz do sol é maior ao Sul da Linha do Equador. As altas temperaturas provocam, também, chuvas mais volumosas; com precipitação forte em em curtos espaços de tempo, como explica o especialista.

“Não é comum a aparição de trovoadas tão intensas no inverno. Temos o calor constante, o que forma nuvens mais profundas, é o que chamamos de efeito vertical: a queda d’água torna-se mais acentuada, diferente do inverno em que o período chuvoso tende a se alongar mais, em um sentido horizontal”, diz Overland Amaral.

O meteorologista ainda afirma que, já nas primeiras semanas de janeiro, o calor deve aumentar ainda mais. Com isso, as fortes chuvas continuarão acontecendo. “Pelos próximos 8 a 15 dias, veremos novas formações de trovoadas, além de rajadas de ventos e descargas elétricas, principalmente na região rural”, completa Overland.

Ainda segundo o especialista, a ocorrência dessas tempestades está mais presente nas regiões do Agrestes e do Sertão, justamente pelo calor mais intenso nesses locais que provoca o fenômeno meteorológico.

Overland sugere manter o alerta ligado e se preparar para os possíveis impactos dessas chuvas intensas: muitas descargas elétricas, fortes rajadas de ventos, além das inundações provocadas pelo grande volume de água.

Boletim meteorológico

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMEt) havia emitido um alerta para Sergipe da última segunda-feira (27) até o final da manhã desta terça-feira (28).

Para a quarta-feira (29), a previsão é de chuvas rápidas, isoladas e em baixo volume, Pode haver certa nebulosidade, mas a tendência é de céu limpo em todo o estado. No litoral, os termômetros registram entre 22,3°C e 29,7°C, enquanto no interior, tendem a marcar de 20,9°C a 33,5°C

Por Antonio Cardoso – Estagiário sob supervisão da jornalista Laís de Melo – F5 News