Um grupo de cotistas convocado para fazer prova neste domingo (10), em Aracaju, para o concurso da Defensoria Pública de Sergipe alega que não foi comunicado de que estaria fora do certame.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Cotistas convocados dizem que foram barrados em prova de concurso da Defensoria Pública de Sergipe
Candidatos conversam com policiais na porta de local de provas em Aracaju — Foto: Niully Campos

Segundo a candidata Niully Campos, uma falha no edital do concurso deixaria mais de 20 candidatos cotistas de fora da prova e por isso, um grupo entrou com uma liminar para conseguir fazer o exame.

Ainda de acordo com ela, após determinação judicial os candidatos foram convocados para fazer a prova e somente ao chegar ao local descobriram que uma nova determinação judicial havia suspendido a aplicação para o grupo.

“Não fomos informados sobre o que havia acontecido e muitos candidatos viajaram de outros estados para fazer a prova e foram surpreendidos”, disse.

Assim como Niully, candidatos dos estados da Bahia, do Rio de Janeiro e de Sergipe confirmam que foram convocados e ficaram de fora do exame. “Fui convocada na sexta-feira e não me deixaram entrar na prova”, contou Ana Luiza, que mora na Bahia.

“Sou do Rio de Janeiro e fui convocado na sexta-feira à tarde e larguei tudo para vir para cá ”, desabafou Maikon Conceição.

A candidata Paula Nascimento Santos de Sergipe ficou surpresa com a situação. “Fui convocada na sexta-feira, recebi telegrama e não deixaram eu fazer a prova”.

Niully contou também que diante da situação ninguém da empresa responsável pelo concurso ou da Defensoria Pública conversou com o grupo ou ofertou qualquer tipo de suporte. Além disso, a Polícia Militar chegou a ser acionada porque os candidatos estavam no local.

Após o ocorrido, Niully contou que alguns candidatos pretendem entrar com uma ação para pedir a anulação das provas deste domingo.

O que diz a Defensoria Pública

Através de nota, entre outras questões, a Defensoria Pública citou o respeito ao edital e o cumprimento das decisões judiciais relacionadas ao certame. Além disso, a Defensoria destacou ainda que a Comissão do Concurso lamenta todo o ocorrido e também se solidariza com os candidatos que não puderam fazer a prova escrita no dia de hoje.

A Defensoria disse também que o direito dos candidatos cotistas está sendo devidamente resguardado, pois lhes será garantida a opção, após a aprovação no certame, pela posição na lista de ampla concorrência ou pela posição na lista reservada.

Por G1 SE