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As frequentes massas de ar polar que têm atingido boa parte do Brasil e a queda da temperatura ocasionada pela chegada do inverno, impactam diretamente a rotina de milhares de pessoas. Entre as mudanças características desse período, está a vontade recorrente de comer alimentos mais calóricos e gordurosos.

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“Durante o inverno o nosso corpo necessita de mais energia para manter a temperatura corporal adequada, consequentemente a fome aumenta, assim como também o desejo por alimentos mais calóricos”, explica o nutricionista preceptor, Victor Batista. Para manter uma boa rotina alimentar nos dias mais frios, o docente destaca algumas orientações.

A primeira dica é se hidratar bem, mesmo nos dias de temperaturas mais baixas. “O clima frio diminui a nossa transpiração e a sensação de sede, logo a tendência é bebermos menos água durante o dia. Ainda assim, precisamos de pelo menos 2 litros de água diários para manter o corpo hidratado. Uma dica essencial é sempre ter uma garrafinha de água ao alcance, até mesmo em casa e nos dias mais frios”, afirma Victor.

Outra dica é consumir fontes de gorduras boas, como por exemplo, oleaginosas (castanha-do-pará, castanha de caju e amendoim) e aproveitar as frutas da época, pois além de serem mais nutritivas, normalmente são mais baratas. ‘’Também é importante evitar o consumo de alimentos industrializados – refrigerantes, processados, doces, embutidos – e aumentar o consumo de todos os tipos de alimentos in natura – frutas, verduras, legumes, hortaliças, raízes”, pontua o professor.

Para ajudar a esquentar, os chás são uma boa pedida, mas devem ser consumidos com moderação e, em alguns casos, com orientação de um nutricionista. Gengibre, canela, chá verde e camomila são algumas sugestões. Quem tem pressão alta ou está gestante, deve consultar um nutricionista antes de consumir esses chás. Victor conclui destacando que em dúvida sobre qualquer situação, é essencial uma avaliação e orientação nutricional individualizada com um profissional.

Informações da Assessoria