A partir desta terça-feira (22), 46 ônibus de 11 linhas do transporte público de Aracaju passam a ter sistema de bilhetagem totalmente eletrônica, ou seja, não aceitarão mais pagamento em dinheiro (espécie), segundo informaram nesta segunda o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Transporte público da Grande Aracaju terá 46 ônibus somente com bilhetagem eletrônica
Bilhetagem eletrônica em ônibus de Aracaju — Foto: SMTT/Divugação

Os veículos estarão devidamente identificados. A mudança será implantada de forma gradual em outros ônibus para que os usuários que ainda não possuem o cartão Mais Aracaju possam obtê-lo pelo mesmo valor de uma passagem de ônibus nos mais de 20 pontos de venda físicos ou com um dos 46 agentes comerciais espalhados pela cidade.

Linhas de ônibus

Dos 46 ônibus que estarão circulando pela cidade apenas com a bilhetagem eletrônica, 9 são da linha 002 – Fernando Collor/DIA, 5 da 003 – João Alves/Orlando Dantas, 6 da 004 – Santa Maria/Mercado, 4 da 005 – Maracaju/DIA, 6 da 007 – Fernando Collor/Atalaia, 1 da 031- Eduardo Gomes/Desembargador Maynard, 6 da 061- Marcos Freire/Centro, 4 da 080 – Bugio/Atalaia, 1 da 200 – Circular Indústria e Comércio 1, 1 da 703 – Augusto Franco/Siqueira Campos e 3 da 715 – Tijuquinha/Desembargador Maynard.

A escolha levou em consideração as linhas com maior número de pessoas que já utilizam o cartão Mais Aracaju.

Onde recarregar

Os pontos físicos estão no Ceac da Rua do Turista, na Associação Comercial de Sergipe (Acese), na Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Shopping Prêmio, Parque Shopping, Terminal Atalaia, Terminal DIA, Terminal Campus (UFS), Terminal Leonel Brizola, Terminal do Mercado, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), e na rede de vendas por ATM, instalados nos bairros Siqueira Campos, Centro, Coroa do Meio, Santos Dumont, Farolândia e Santa Maria, além dos ATMs localizados no bairro Taiçoca, em Nossa Senhora do Socorro, e na Barra dos Coqueiros.

A partir de agora também será possível efetuar a recarga em pontos de venda instalados em dez farmácias do Trabalhador, em vários bairros da cidade.

A recarga do cartão também pode ser feita de forma online, pelo site do AracajuCard ou app do RecargaPay.

Após a recarga o cartão Mais Aracaju é automaticamente validado e as passagens já podem ser utilizadas pelo usuário. Apenas a recarga efetuada de forma online, pelo site do AracajuCard ou app do RecargaPay, terão um prazo de 48 horas para validação. Ao comprar passagens pelo app Recarga Pay, o usuários também tem R$10 de cashback (dinheiro de volta) na primeira compra.

Bilhetagem eletrônica

O pagamento da passagem dos ônibus do transporte público coletivo de Aracaju e região metropolitana por bilhetagem eletrônica foi implantado no ano de 2007. Essa forma de pagamento surgiu para substituir o dinheiro, os passes escolares e o vale transporte em papel, utilizados à época.

Por G1 SE