O Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 16, uma marcha para cobrar das autoridades a atualização do piso salarial dos professores. O ato se concentrou na sede do Sindipema e percorreu ruas e avenidas da capital até a frente da Prefeitura de Aracaju (PMA).

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Em defesa da atualização do piso, Sindipema realiza ato em Aracaju
Em defesa da atualização do piso, Sindipema realiza ato em Aracaju

De acordo com o presidente do sindicato, Obanshe Porto, os próximos passos do movimento será a negociação, mas caso não haja, os professores da rede municipal poderão entrar em greve.

“Infelizmente, se for preciso a gente vai deliberar greve dentro de 30 dias, se não avançar com a comissão de negociação, se eles não sinalizarem para gente que vão cumprir imediatamente a Lei do Piso e atualizar a tabela salarial, iremos iniciar as tratativas para deliberar uma greve geral na Educação em Aracaju”, afirma o presidente.

Atos

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação convocou uma Mobilização Nacional da Educação em defesa da valorização da categoria para essa quarta-feira, 16. Por isso, tanto os professores da rede municipal, quanto da rede estadual, realizaram atos na capital sergipana no dia de hoje.

PMA

Em resposta ao Portal Infonet,  a Prefeitura de Aracaju explicou que está recebendo os representantes do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), ouvindo suas reivindicações e analisando as saídas possíveis para as demandas apresentadas. “Na última segunda-feira, 14, por exemplo, o sindicato foi recebido pela Comissão de Negociações da Prefeitura no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos”, disse a administração municipal em nota.

A prefeitura informou ainda que a reunião contou com a presença dos secretários municipais da Fazenda, Jeferson Passos; do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira e da Educação, Cecília Leite, que ouviram as demandas e o sindicato se comprometeu a enviar, oficialmente, o percentual de reajuste pleiteado pela categoria, para que seja analisado pela Prefeitura. “A partir do recebimento do pleito, os estudos técnicos serão desenvolvidos para avaliar o impacto para o município e será marcado um novo encontro com os representantes da categoria”, finaliza a nota.

Por Luana Maria e João Paulo Schneider Infonet