Nesta sexta-feira (8) é celebrada a Emancipação Política de Sergipe. A data é feriado estadual e altera o funcionamento de serviços.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Emancipação Política de Sergipe: veja o que abre e o que fecha no feriado
Palácio-Museu Olímpio Campos, em Aracaju — Foto: Paullo Alexandre/ASN/Arquivo

As repartições públicas não funcionam na sexta, com exceção das que prestam serviços considerados essenciais, como hospitais e Corpo de Bombeiros.

Supermercados

De acordo com a Associação Sergipana de Supermercados, os estabelecimentos podem funcionar. O horário é definido por cada rede.

Mercados e feiras livres de Aracaju

Os mercados centrais (Antônio Franco, Thales Ferraz e Virgínia Franco), assim como os setoriais (bairros) estarão abertos das 6h às 12h.

A Central de Abastecimento de Sergipe, em Aracaju, funciona das 3h às 15h.

As feiras livres que ocorrem nos bairros São José, Suíssa, e nos conjuntos Castelo Branco, Médici, Sol Nascente, Agamenon Magalhães e Jessé Pinto Freire serão realizadas normalmente no período da manhã. Já à tarde ocorrem as feiras na Aruana e Lamarão.

Bancos

O Sindicato dos Bancários de Sergipe informou que as agências não funcionam durante este feriado.

Centro Comercial

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o centro comercial e demais lojas de rua abrirão das 8h às 14h.

Shoppings

  • Aracaju Parque (capital): o setor de alimentação do centro de compras abrirá das 12h às 22h, e as lojas das 14h às 20h. O cinema funcionará de acordo com programação da rede.
  • Jardins e Riomar (capital): nos shoppings, as praças de alimentação, restaurantes, operações de lazer e os eventos de férias abrirão das 12h às 21h. As demais lojas funcionarão das 14h às 20h.
  • Prêmio (N. S. do Socorro): no feriado, o setor de alimentação abre 12h às 22h; e lojas e quiosques das 14h às 20h .
  • Peixoto (Itabaiana): o setor de alimentação funciona das 12h às 22h; lojas âncoras abrem das 13h às 21h e satélites das 14h às 20h; e o supermercado das 10h às 21h.

Lazer em Aracaju

  • Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), no Bairro Jardins, abrirá para caminhadas, atividades esportivas e de lazer, das 5h às 21h30. Neste dia, o drive-thru da vacinação não funciona.
  • Parque Ecológico Poxim, no bairro Inácio Barbosa, funcionará em horário normal, das 6h às 18h.
  • Centro de Artesanato Chica Chaves, no Bairro Industrial, estará aberto ao público das 9h às 16h.
  • Os serviços de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol (Mosqueiro) ocorrerão das 8h às 17h.

Saúde

Hemose: não haverá expediente na sexta no Hemocentro de Sergipe (Hemose). No sábado (9), o atendimento retorna das 7h às 11h.

O atendimento médico será ofertado apenas nas urgências dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, com serviço 24 horas (incluindo atendimento aos casos de síndromes gripais). A urgência odontológica do Centro de Especialidades Odontológicas, localizada na Rua Carlos Pereira de Melo, 450, Farolândia, funcionará 24h.

Para atendimento exclusivo de casos de síndromes gripais, o Centro de Triagem e Atendimento à Síndrome Gripal estará funcionando, nos horário das 7h às 19h, com acolhimento até as 18h.

Os agendamentos do Programa Ver a Vida, para os dias 8 e 9 (sexta e sábado), também estão mantidos. As pessoas com procedimentos oftalmológicos marcados para esses dois dias devem comparecer no horário marcado, nos consultórios instalados no estacionamento do Aracaju Parque Shopping.

Fonte: G1 SE