Compartilhar no WhatsApp

A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS- Lagarto), realizou durante todo o dia 8 de junho, no Rotary Club, sua 1ª Conferência de Saúde Mental, com o tema “A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Saúde realiza 1ª Conferência de Saúde Mental em Lagarto

A professora da UFS e Terapeuta Ocupacional, Raphaela Schiassi, iniciou a palestra com a reflexão: Onde está nosso olhar? Em seguida foi a apresentação do Psicólogo do Hospital Universitário de Lagarto (HUL), Lucas Gomes, sobre o cuidado durante e pós-sindemia. E finalizando tivemos a Assistente Social e Referência Técnica da Rede de Atenção Psicossocial Especializada no Estado de Sergipe, Suely Matos, que apresentou a Rede de Cuidado para a pessoa com transtornos psiquiátricos.

Continua depois da publicidade

A conferência enfatiza a necessidade de discussão da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), além de avaliar e propor melhorias para o acesso a esse tipo de serviço, contando com a presença e contribuição, para esse processo de construção de melhorias da política de saúde vigente, usuários, profissionais da saúde, gestores do SUS e comunidade.

A Mesa foi composta pelo Vice-prefeito, Fabio Frank; o Secretário Municipal de Saúde, Marlysson Magalhães; a Coordenadora da Atenção Especializada, Renata Nayara; a Coordenadora de Saúde Mental, Tatiane Batista; a Coordenadora da Comissão da Conferência, Thauane Fontes e a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniela Pereira.

A Conferência também contou com a presença de autoridades como os vereadores Josivaldo dos Brinquedos e Luiz Carlos; Representantes da Secretaria Estadual de Saúde e do Conselho Estadual de Saúde, Neuzice Oliveira, Silvia Costa e Suely Matos; o Reitor da Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto, Makson Gleydson; O Representante da Diretoria da Fazenda Esperança, Eduardo Rabelo. A parte cultural ficou por parte do convidado Afonso Augusto e do usuário do CAPS Aconchego, Roberto Carlos.

Foram eleitos 24 delegados municipais, de forma democrática, para participar da 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental. O objetivo é transcender essas discussões em todas as esferas de gestão do Sistema Único de Saúde.

Prefeitura de Lagarto