Polícia britânica descobre 'mina' de bitcoins onde pensava existir plantação de maconha
Local de mineração ilegal de bitcoin descoberto pela polícia em Birmingham, no Reino Unido — Foto: Reprodução/Twitter/West Midlands Police

A polícia britânica detectou sinais reveladores de uma plantação de cannabis em uma propriedade industrial em Birmingham: alto consumo de eletricidade, muitos cabos e dutos de ventilação. Mas, na verdade, descobriu outra operação ilegal: uma “mina” de criptomoedas que roubava eletricidade da rede nacional.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

A operação foi descoberta em West Midlands, noroeste de Birmingham, a segunda maior cidade do Reino Unido.

“Certamente não é o que esperávamos”, disse a sargento Jennifer Griffin na sexta-feira (28). “

Tinha todas as características de uma montagem de cultivo de cannabis e acho que é apenas a segunda mina de criptomoedas desse tipo que encontramos em West Midlands”, acrescentou.

Criptomoedas como o bitcoin funcionam graças a um sistema descentralizado: redes de computadores independentes validam as transações em todo o mundo. Entenda quais são os riscos desse investimento.

Os participantes, ou “mineiros”, usam processadores poderosos para executar equações complexas que demonstram sua participação e recebem bitcoins automaticamente, uma atividade que consome muita energia.

“Muitas pessoas estavam visitando o local, havia muitos cabos e aberturas visíveis e um drone da polícia detectou uma fonte de calor considerável”, explicou a polícia em um comunicado.

“Pelo que eu sei, a mineração de criptomoedas não é ilegal em si, mas o roubo de eletricidade é”, explicou Griffin, observando que não houve prisões porque o local estava vazio.

Transformar eletricidade em bitcoins pode ser um negócio muito lucrativo: no ano passado, o bitcoin se valorizou em quase 400% e na sexta-feira era negociado por quase US$ 37 mil.

Mas seu intenso consumo de energia elétrica faz com que sua “mineração”, como é conhecido o processo de fabricação, não seja muito difundida na Europa.

Sua pegada ecológica também levou o fundador da Tesla, Elon Musk, a rejeitar pagamentos nesta criptomoeda por seus carros elétricos.

De acordo com o Cambridge Bitcoin Electricity Consumption Index (CBECI), as minas de bitcoin consomem cerca de 114 TWh (terawatt, ou um trilhão de watts), ou 0,5% da produção mundial de eletricidade.

Polícia britânica descobre 'mina' de bitcoins onde pensava existir plantação de maconha
Equipamento usado na mineração ilegal de bitcoin encontrado pela polícia em Birmingham, no Reino Unido — Foto: Divulgação/West Midlands Police

Por France Presse