Doze municípios sergipanos recebem Selo Unicef
Em Sergipe, 100% dos municípios participantes do Selo UNICEF — Foto: Vanessa Barbosa

Nesta terça-feira (8), foi divulgada a lista dos 12 municípios sergipanos que receberam o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em função do avanço na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. No total, 431 municípios da Amazônia e do Semiárido foram certificados na edição 2017-2020.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do SERGIPE HOJE no WhatsApp.

Na lista aparecem os municípios de Aquidabã, Areia Branca, Campo do Brito, Canindé de São Francisco, Cedro de São João, Frei Paulo, Ilha das Flores, Itabaiana, Itabaianinha, Moita Bonita, Pacatuba e Propriá.

“Nestes quatro anos, cada um desses municípios melhorou muito em relação a ele mesmo, superando dificuldades e alcançando resultados concretos. Eles comprovaram melhoras nas políticas públicas e, com isso, garantiram mais direitos a meninas e meninos”, diz Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil.

De acordo com a organização, os municípios tiveram grande avanço na garantia do direito de mulheres e bebês ao pré-natal. Sergipe avançou mais do que a média do País. De 2016 a 2018, o percentual de mulheres com acesso a sete consultas de pré-natal no Brasil cresceu 4,6%. Nos municípios de Sergipe o aumento foi de 6% e, nos municípios certificados com o selo neste estado, o aumento foi de 8%.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Em Sergipe, 100% dos municípios participantes do Selo Unicef implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, indo atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomando as medidas necessárias para a rematrícula e a aprendizagem.

Selo Unicef

O Selo é uma iniciativa do Unicef para estimular e reconhecer avanços na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Por G1 SE